A história desse alimento funcional começa na década de 80, quando pesquisadores e cientistas da Danone deram início ao trabalho que levaria à sua criação, num início da tendência dos alimentos funcionais na Europa. Nessa linha, desenvolveram um iogurte, que, além de cálcio, proteína, e as bactérias Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilos, encontradas em iogurtes tradicionais, trazia na sua formulação o DanRegularis (nome para o probiótico Bífidobacterium animalis DN173010), um bacilo que melhorava a velocidade do trânsito intestinal em até 40% se consumido diariamente. Comprovado cientificamente por 17 estudos,o DanRegularis era capaz de sobreviver ao processo digestivo e chegar vivo grande escala ao intestino para ajudar a regular seu funcionamento.
No Brasil, a Danone vinha de vários anos de prejuízos em 2003/04 e o segmento de iogurtes vinha em declínio e tinha pouquíssimo valor agregado, além de poucas variações. Se não houvesse uma guinada, iriam fechar a operação brasileira.
Identificaram o problema do intestino preguiçoso, que atinge
2/3 das mulheres brasileiras, afetando seu humor, seu trabalho, dando muito
impacto negativo na vida delas. A partir dessa visão, trataram esse desafio não
como problemaxsolução e sim como uma causa social.
Com isso, o Activia foi lançado no Brasil em 2004, com um filme publicitário que não
funcionou, por não gerar identificação com o público alvo. Daí
optaram por papo de amigas, horizontal e sincero, com consumidoras reais, sem
tabus.
Em 2006 foi pioneira em money back. Quinze dias com Activia
sem melhorar o intestino, dinheiro de volta. Também inovou em usar celebridades
próximas à vida real, crível.
Transformou um problema em uma causa social + ciência
robusta+credibilidade+artista+demo.
Mudou como as pessoas enxergavam iogurtes e também como
enxergavam os problemas intestinais. Em 2010 Activia é o 3º produto mais
utilizado para transito lento, atrás de legumes e frutas apenas e superando em
muito os laxantes.
Hoje, no Brasil, 37 potinhos de Activia são consumidos por
segundo e representam 30% do faturamento atual da Danone.
Demorou um ano para começar a dar os resultados e consumiu
80% da verba de marketing por alguns anos.
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