segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Visão sistêmica da inovação



Aula do professor Anderson Rossi

Iniciando com uma alusão a Peter Drucker, o professor afirma "Para toda empresa e negócios a inovação é uma competência essencial. Opção estratégica."

Nessa linha, 100% dos executivos falam que realmente a inovação é estratégica pra os negócios que dirigem. Mas quantos conseguem criar processos, ambientes e estruturas para inovar? Apenas entre 15 a 20%, pelas pesquisas do professor.

É trabalho árduo, sem fórmula única. Temos que errar, correr riscos. Essa é a razão para matar tantas ideias e capacidades inovadoras. O medo de errar e correr riscos. Além disso, a falta de mecanismos e ferramentas para captar a geração de ideias e a falta de tempo (ou o excesso de demandas burocráticas) também prejudicam muito a intenção de inovar.

Brasil caminha a passos tímidos nessa área.

Há uma banalização do termo inovação (ver Fábio Gandour). Inovações efêmeras são facilmente copiadas, perdem valor rapidamente. É importante fazer a análise de acordo com os negócios envolvidos. A inovação tem que dar resultado no final do dia, agregar valor.

Com tecnologia, capital e pessoas adequadas não há problemas que não possam ser resolvidos (ver livro Abundância-O futuro é melhor do que você imagina, de Steven Kotler, Peter H. Diamandis, disponível AQUI). A inovação deve ser exponencial, fazendo o resultado chegar a mais pessoas, por custos menores. As inovações disruptivas serão responsáveis por isso. Empreendedores sociais são fundamentais na resolução de problemas sociais (saúde, saneamento, habitação...). Com tudo isso, o autor espera a migração da inovação linear para a exponencial e desta para a global. Clique para ir ao Abundance Hub - About The Book Abundance - And More, no Youtube.

Com a disrupção e o modelo exponencial ocorre a desmonetização a democratização. Vide iTunes, Skype, Google e WhatsApp. Acesso e inclusão de quem não consumia.

80% das inovações mundiais são incrementais e 20% exponenciais (disruptivas).

Alguns questionamentos:
  • ·         A sua empresa é uma organização inovadora?
  • ·         Vc consegue descrever o processo de inovação de sua empresa?
  • ·         Você acredita que a direção considera cada colaborador um inovador em potencial?
  • ·         Qual a importância da inovação em sua avaliação de desempenho e remuneração?


Desafio - Desburocratizar, tirar os ruídos, criar os canais para inovação com certeza transforma o negócio. A inovação só ocorre plenamente quando disseminada por toda a empresa. É importante remunerar e recompensar as inovações, mas não só para quem dá a ideia. Também para quem implementa e dá concretude a ela.

Vale apostar em cestas estratégicas: Hoje (incremental), amanhã (ousando um pouco) e futuro (radicalizar).

A ideia não poda andar descasada da implementação e muito menos do resultado. E de preferência sob um processo simples, que todos saibam explicar (Como dar a ideia, como é reconhecido, quem a leva adiante...)

Por que ainda se inova tão pouco no Brasil? Desafios e como enfrentá-los:

  • Falta definir exatamente do que estamos falando;

               É o processo de transformar novas ideias em fins produtivos (Rosabeth Moss Kanter)
               Processo para a geração de dinheiro novo (Clemente Nóbrega)
              Qualquer projeto que novo para você e que tenha o resultado incerto (Govindarajan & Trimble)
  • Faltam método, ferramentas;
  • Só pessoas especiais podem inovar (bobagem);
  • Viés da tecnologia, pouco se falando de modelos de negócios e resultados;(boas inovações que revisem o modelo de negócio da empresa)
  • Choque educacional. Não formamos empreendedores (empreendedorismo no sentido de criatividade e engajamento)
  • Não há a cobrança pela inovação. Cobrar, mas com condições.
  • Antecipar o futuro, sair à frente dos concorrentes.
  • Baixa interação com universidades
  • Políticas de fomento e financiamento deficientes


O que o inovador tem? Características que aparecem em qualquer bom processo de inovação.

  • Capacidade de associação de conceito e informações;
  • Capacidade de questionamento, de incomodar;
  • Capacidade de observação;
  • Experimentação;
  • Network/rede.


Visão sistêmica da inovação

Como olhar as engrenagens da minha empresa, fazendo com que elas gerem um resultado para  minha empresa no final do dia.

Cultura e valores/Pessoas/Liderança e estrutura/Ferramentas e processos.

Dá pra descomplicar e mostrar que essas engrenagens funcionam juntas.

Referências de crowdsourcing e open inovation.  Traga o mundo para dentro da sua empresa com Crowdsourcing.  Também traz o engajamento dos consumidores às marcas:


Como inovar mais:

  • Desafiar as ortodoxias;
  • Entender as descontinuidades e sinais fracos do mercado.Começar com mega tendências;
  • Alavancar competências e qualidades estratégicas. Reorganizar a gestão da empresa destacando as competências;
  • Se colocar no lugar dos clientes. Entender necessidades não articuladas.

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