Iniciando com uma alusão a Peter Drucker, o professor afirma
"Para toda empresa e negócios a inovação é uma competência essencial.
Opção estratégica."
Nessa linha, 100% dos executivos falam que realmente a
inovação é estratégica pra os negócios que dirigem. Mas quantos conseguem criar
processos, ambientes e estruturas para inovar? Apenas entre 15 a 20%, pelas
pesquisas do professor.
É trabalho árduo, sem fórmula única. Temos que errar, correr
riscos. Essa é a razão para matar tantas ideias e capacidades inovadoras. O
medo de errar e correr riscos. Além disso, a falta de mecanismos e ferramentas
para captar a geração de ideias e a falta de tempo (ou o excesso de demandas
burocráticas) também prejudicam muito a intenção de inovar.
Brasil caminha a passos tímidos nessa área.
Há uma banalização do termo inovação (ver Fábio Gandour).
Inovações efêmeras são facilmente copiadas, perdem valor rapidamente. É
importante fazer a análise de acordo com os negócios envolvidos. A inovação tem
que dar resultado no final do dia, agregar valor.
Com tecnologia, capital e pessoas adequadas não há problemas
que não possam ser resolvidos (ver livro Abundância-O futuro é melhor do que
você imagina, de Steven Kotler, Peter H. Diamandis, disponível AQUI).
A inovação deve ser exponencial, fazendo o resultado chegar a mais pessoas, por
custos menores. As inovações disruptivas serão responsáveis por isso.
Empreendedores sociais são fundamentais na resolução de problemas sociais (saúde,
saneamento, habitação...). Com tudo isso, o autor espera a migração da inovação
linear para a exponencial e desta para a global. Clique para ir ao , no Youtube.
Com a disrupção e o modelo exponencial ocorre a
desmonetização a democratização. Vide iTunes, Skype, Google e WhatsApp. Acesso
e inclusão de quem não consumia.
80% das inovações mundiais são incrementais e 20% exponenciais
(disruptivas).
Alguns questionamentos:
- · A sua empresa é uma organização inovadora?
- · Vc consegue descrever o processo de inovação de sua empresa?
- · Você acredita que a direção considera cada colaborador um inovador em potencial?
- · Qual a importância da inovação em sua avaliação de desempenho e remuneração?
Desafio - Desburocratizar, tirar os ruídos, criar os canais
para inovação com certeza transforma o negócio. A inovação só ocorre plenamente
quando disseminada por toda a empresa. É importante remunerar e recompensar as
inovações, mas não só para quem dá a ideia. Também para quem implementa e dá
concretude a ela.
Vale apostar em cestas estratégicas: Hoje (incremental),
amanhã (ousando um pouco) e futuro (radicalizar).
A ideia não poda andar descasada da implementação e muito
menos do resultado. E de preferência sob um processo simples, que todos saibam
explicar (Como dar a ideia, como é reconhecido, quem a leva adiante...)
Por que ainda se inova tão pouco no Brasil? Desafios e como
enfrentá-los:
- Falta definir exatamente do que estamos falando;
É o
processo de transformar novas ideias em fins produtivos (Rosabeth Moss Kanter)
Processo
para a geração de dinheiro novo (Clemente Nóbrega)
Qualquer
projeto que novo para você e que tenha o resultado incerto (Govindarajan &
Trimble)
- Faltam método, ferramentas;
- Só pessoas especiais podem inovar (bobagem);
- Viés da tecnologia, pouco se falando de modelos de negócios e resultados;(boas inovações que revisem o modelo de negócio da empresa)
- Choque educacional. Não formamos empreendedores (empreendedorismo no sentido de criatividade e engajamento)
- Não há a cobrança pela inovação. Cobrar, mas com condições.
- Antecipar o futuro, sair à frente dos concorrentes.
- Baixa interação com universidades
- Políticas de fomento e financiamento deficientes
O que o inovador tem? Características que aparecem em
qualquer bom processo de inovação.
- Capacidade de associação de conceito e informações;
- Capacidade de questionamento, de incomodar;
- Capacidade de observação;
- Experimentação;
- Network/rede.
Visão sistêmica da inovação
Como olhar as engrenagens da minha empresa, fazendo com que
elas gerem um resultado para minha
empresa no final do dia.
Cultura e valores/Pessoas/Liderança e estrutura/Ferramentas
e processos.
Dá pra descomplicar e mostrar que essas engrenagens
funcionam juntas.
Referências de crowdsourcing e open inovation. Traga o mundo para dentro da sua empresa com
Crowdsourcing. Também traz o engajamento
dos consumidores às marcas:
Como inovar mais:
- Desafiar as ortodoxias;
- Entender as descontinuidades e sinais fracos do mercado.Começar com mega tendências;
- Alavancar competências e qualidades estratégicas. Reorganizar a gestão da empresa destacando as competências;
- Se colocar no lugar dos clientes. Entender necessidades não articuladas.
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