Professor Cristoph Grimp da
Copenhagen Business School
Recall de conceitos
Após uma consulta aos membros do
curso sobre o sentido e o conceito de inovação, bem como os obstáculos, o
professor também faz um recall de conceitos, ressaltando a inovação, de produto
ou processo, como uma coisa multifacetada, difícil de identificar e reforçando
que inovação deve estar ligada à percepção de valor do cliente.
Estamos falando de um resultado, um
produto novo, um novo processo, uma empresa nova, para um mercado menor ou
maior. Se a UPS cria um novo serviço de distribuição, vemos a inovação de
produto, que permite aos clientes inovar em seus processos. Seria uma inovação
ambivalente.
Inovação para uma empresa pode não
ser inovação para o mercado. Nesse caso, muito presente no dia a dia dos
pequenos negócios, estamos falando de inovações incrementais. Já as inovações
radicais mudam o mercado. Vide o caso da fotografia digital.A depender da
perspectiva, enquadramos a inovação como um ou outro tipo. A inovação por
destruição de competências faz com que outras saiam do mercado, como foi o caso
da Polaroid, que está contra-atacando e voltando com fotografias digitais e
instantâneas.
Outras formas de inovação também são
abordadas nessa introdução.; A Inovação Arquitetônica, como a reconfiguração de
um produto estabelecido e a Inovação de Componente, que representa a introdução
de novos conceitos fundamentais incluindo novos componentes na arquitetura de um
produto.
O conceito de funil de inovação
envolve a abertura para várias ideias, dadas até mesmo informalmente, que levam
a pequenos desenvolvimentos e a efetiva seleção das melhores, até que se chegue
naquela(s) que vão para o mercado.Vale ressaltar que a maioria das ideias não
dá certo.
O risco na inovação sempre existe e é
prevalente. São riscos tecnológicos (design não funciona, por exemplo), de
mercado (clientes não adotam), financeiros (custos podem explodir antes do
retorno), legais (navegar por meio das regras de patentes) e temporais (inovação
atrás de outras empresas). O Gillette Mach3 teve um investimento de U$ 750
milhões em 6 anos, com 22 patentes registradas. Tudo isso para um produto
aparentemente simples, sujeito a todos os riscos acima e uma competição
extremada.;
E empreendedorismo e inovação andam
bem juntas, já que os empreendedores precisam convencer seus clientes a pagar
por algo que tenha percepção de valor para eles. Esse é o foco de qualquer
empresa.Não podemos garantir que, em sendo inovadora, uma empresa será bem
sucedida, mas com certeza o caminho será mais fácil.
Modelos de inovação
Technology Push
Ciência/Design/Produção/Marketing/Venda
Aqui temos o iPad como exemplo.
Ninguém sabia que precisaria de um aparelho como esse. Os clientes não sabiam
como formular essa demanda.
Demand Pull
Demanda/Desenvolvimento/Produção/Vendas
Aviões de médio e pequeno porte,
projetados para rotas mais curtas. Essa foi a visão da Embraer, a partir da
demanda de companhias aéreas.
Como a pequena empresa é sempre
pressionada nos seus custos quando está numa cadeia de valor, a inovação surge
como requisito fundamental para sua sobrevivência. As pequenas empresas são
muito melhores em comercializar as inovações de produto pois podem se mover
mais rapidamente nos novos mercados e oferecer serviços mais customizados a
segmentos bem identificados.
Pequenos negócios na União Européia
A Estratégia de Lisboa. que se
iniciou em 2000, previa 3% do PIB investido na inovação, com vistas ao conseqüente
aumento de emprego. A partir daí a Europa teve sete programas de inovação
tecnológica. Hoje, o principal instrumento é o Horizon 2020, que tem na inclusão de pequenas empresas um ponto
forte. O Comitê Europeu de Padronização define padrões para a gestão de
inovação.
Também há outras medidas que vêm
sendo tomadas. O Small Business Act/2008,
melhor educação e treinamento, pagamentos públicos feitos em até 30 dias, foco
em eco inovação e eficiência energética, além de fomento à criatividade.
As certificações são planos de como
determinadas coisas devem ser feitas de maneira ideal. Ajudam muito nos
processos de inovação.
Pesquisa organizacional
Predominantemente refere-se a fontes
externas de inovação a que uma pequena empresa pode acessar. Ideias, soluções
para problemas, recursos, tecnologias, etc.
Como uma pequena empresa pode
viabilizar investimentos em P&D? Como se daria uma pesquisa local?Trocar
ideias com alguém que não conhece surte sempre mais efeitos do que limitar sua
comunicação às mesmas pessoas sempre. E muitas vezes nem precisa ser no pequeno
círculo de convivência. Ao expandir essa fronteira organizacional muitas
oportunidades aparecem. E na maioria das vezes o staff das pequenas empresas é
muito limitado. Buscar informações e conhecimento com fornecedores recorrentes/eventuais/possíveis,
concorrentes, investidores, clientes.
Um exemplo interessante dado foi a
similaridade entre a assepsia de ambientes cirúrgicos e a produção de chips. As
descobertas, e os problemas, de um podem tranquilamente valer para o outro. São
um ótimo exemplo de busca organizacional.
A P&G é famosa nesse contexto.
Foi um dos primeiros a implementar a "inovação aberta". Os processos
de inovação são abertos, com olhares para outras companhias, universidades, etc.,
sempre buscando analogias para resolver seus problemas. Com isso, a P&G
definiu que 50% da sua inovação viria de fora. O oposto disso é a inovação em
funil, abordada anteriormente.
Outro exemplo de inovação aberta é a
LEGO, que permite que pequenas empresas entrem no processo colaborativo. Inovação
aberta é uma grande oportunidade para pequenos negócios participar de cadeias
de inovação.
Porque é importante abrir os processos de inovação?
- Custos menores e tempo mais
reduzido.
- Maior número de soluções
- Sucesso maior
Quais são as melhores fontes de conhecimento externo?
- Usuários líderes
- Clientes
- Padrões internos da empresa
- Fornecedores
- Universidade
- Clientes dos concorrentes
- Concorrentes
Consultorias tem baixa relevância.
InnoCentive
Há também os intermediários de
inovação. Como exemplo, o InnoCentive é um mercado, onde as pequenas empresas
colocam problemas específicos para potenciais solucionadores de problemas, que
podem ser qualquer um. Ao prover a solução, esses solucionadores recebem um
pagamento/recompensa. A taxa de sucesso é 30%, o que pode ser considerada uma
boa taxa. Em média paga U$ 30,000 e os solucionadores trabalham em média 70
horas.
As universidades são uma fonte
importante na Europa, ao contrário do Brasil. A universidade fica com as
patentes desenvolvidas. Elas tem know how
e infra-estrutura e minoram os custos empresariais.
Um terceiro modelo de inovação pode
derivar da pressão da concorrência, no entanto, pode ser agrupado com o modelo
de inovação pressionado pela demanda, principalmente nos processos de inovação
incremental. Se fosse uma inovação
radical, não comportaria cópia e aprendizado tão rápido pela concorrência.
A inovação derivada das redes tem
muito potencial. Foi citado o case da "Quilts of Denmark", uma
companhia dinamarquesa que produz têxteis para cama. Ao invés de guerra por
preço partiram para inovação estabelecendo relações bem claras com institutos
ligados ao sono. A Quilts tentava compreender o lado médico da questão e
identificou que a variação da temperatura afetava a noite de sono. A
temperatura amena e constante era fundamental. Foram aos engenheiros da NASA,
que lidavam com os materiais dos astronautas e criaram travesseiros e roupas de
cama inovadores.
Como as diferenças culturais são contempladas na Europa?
Há uma grande política da UE para
nivelamento dessas diferenças e melhoria das diferenças socioeconômicas. A UE
investiu muito nas últimas décadas nesses programas, mas no fim há a indagação
se a melhora seria sustentável. Além da distribuição de dinheiro haveria de
existir uma rede de empresas bem sucedidas gerando um ciclo econômico que
melhora a vida das pessoas num médio/longo prazo. Ainda está em aberto se isso
será bem sucedido.
Como experimentar a inovação diariamente?
Case da AMBISIG, empresa de serviços
integrados em Portugal. Tem colocado muita ênfase nas ideias dos empregados.
São uma empresa de consultoria de monitoramento e gerenciamento de infra-estrutura.
Definiram que todos os colaboradores são responsáveis pela inovação. Eles tem
uma programação para reunir os empregados e deixar a discussão fluir. Depois
existe a possibilidade de registrar essas ideias na intranet da empresa. Por
fim, os indicadores de desempenho estão atrelados à essa gestão de ideias.
O registro de marcas e patentes, bem
como outras formas de proteção intelectual, também é complexo na Europa, tem
custo elevado e muitas vezes exige a ajuda especialistas. Não há apoio direto
para os pequenos negócios, mas há programas como o Horizon 2020, que são medidas
indiretas que acabam ajudando.
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