Professora Susanne Lang,
do Centrum für Corporate Citizenship Deutschland
Conceito básico "desenvolvimento
que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das
gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades". Em suma, vai
muito além de conservação ambiental.
A definição da UE passa por "um
conceito segundo o qual as empresas incorporam interesses sociais e ambientais
nas suas operações comerciais e na sua interação com os stakeholders em uma
base voluntária." A base voluntária acaba excluindo algumas abordagens
políticas .
Em 2006 evolui para a "A
responsabilidade das empresas em função de seu impacto para a sociedade"
em 2011.
Cidadania corporativa não é apenas a
forma como a empresa gasta seu dinheiro e sim um envolvimento mais estratégico
e completo com a comunidade que impacta. Há que se buscar um ponto de
equilíbrio, um "ganha ganha" entre benefício econômico para a empresa
e benefício social para a comunidade.
Todo ano algum especialista cria uma
nova palavra, via de regra para encobrir antigos significados. Filantropia
estratégica, Oportunidade Social Corporativa, Sustentabilidade Ética
empresarial, Cidadania Corporativa, dentre outros. Hoje em dia todos querem fazer
o bem, mas não sabem como.
No passado bastava cumprir as leis, pagar
os impostos e oferecer empregos justos. Obedecer a lei e fornecer segurança
social era como redistribuir a riqueza. Hoje as empresas pagam os impostos,
cumprem as leis, empregam e ajudam a resolver os desafios sociais, agindo com
responsabilidade.
É correto afirmar que
sustentabilidade/desempenho social e financeiro estão correlacionados, mas a
relação entre ambos é em forma de U, o que significa que sua performance pode
ser fantástica, mesmo que não faça nada relativo à sustentabilidade.
Porque os pequenos negócios devem se
importar e ser exemplos empresariais?Competitividade e resultados finais:
• Diferenciação da marca, ganhos de
reputação
• Marketing (CRM)
• Desenvolvimento de mercado
• Inovação de Produto
• Recrutamento, efeitos do RH
• Gestão de Risco
• Redução de custos
Não obstante, as resistências são
muitas e a pressão da sociedade é muito importante para se encontrar os
caminhos corretos e os resultados esperados.
Potenciais fatores de sucesso de
acordo com a experiência alemã:
- Aumentar as colaborações e
parcerias - Ninguém é pequeno suficiente. Todos podem ajudar.Aprendizados com
colegas, estímulo a redes empresariais e treinar os governos locais
- Falar de negócios, competitividade,
gestão de pessoas, custos, enfim, traduzir a sustentabilidade como algo em que
a empresa possa se interessar.
- Simplificar e/ou incentivar -
Tradução e simplificação de padrões e normas. A melhor forma seria uma grande
consolidação, com fornecimento de estrutura de gerenciamento, modulagem para o
início das atividades e definir recompensas.
- Co-criar um ambiente econômico e
social que apóia praticas comerciais responsáveis. Leis, se necessário, lobby,
pressão na dose certa.
- Definir e conduzir a agenda
política sobre sustentabilidade. Uso de mesas redondas entre stakeholders,
desde o nacional até o local. Também é importante conectar a agenda da
sustentabilidade com processos políticos e desafiar as agências governamentais
e servirem de referência.
O sucesso do negócio exige alguém
compromissado e o mesmo acontece com as ações de sustentabilidade. Não são
iniciativas de curto prazo e sim de médio e longo.
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