O que
permite aumento de preços? Diferenciação é a única variável que conseguimos
controlar.
Em geral há
muitos produtos, que tendem a ficar mais parecidos, com ciclos de vida cada vez
menores, com precificação cada vez mais transparentes, o cliente vai ficando
mais conhecedor. Muitas vezes é preciso
diferenciação só pra ficar no mesmo lugar.
Se meu
produto não estiver disponível, o que o cliente fará? Como descobrir como
melhorar a cadeia de suprimentos?
Muita coisa
pode parecer de graça, mas alguém paga. Disco do Radiohead, Google, Skype,
brindes. O cliente tende a voltar para consumir mais. Conceito de Freemium.
O que
permite a terceirização da Nike? A otimização da logística, para que não
demorasse tanto a entrega dos carregamento. Como as câmeras point & shoot
vão se diferenciar? Eles estão procurando. Idem GPS.
As pessoas
vão na Best Buy, olham conversam e vão na Amazon, comprar pelo mesmo preço. O
que fazer? Customizar, tipo com o Geek Squad, e providenciar a instalação dos
produtos. Também ajudar a usar, como o Apple Care. Como o varejo eletrônico
pode melhorar? Se não há confusão, tudo funciona, o que fazer a mais? Amazon
separa experiência do cliente e serviço para o cliente. Serviço é mais do que
uma experiência de compra. É muito mais difícil copiar serviços.
Mensagem importante - Se queremos
reduzir nossos custos, porque não reduzir os custos do cliente? Pain points. Identificar os pontos incômodos para
o cliente.
Case
enterprise aluguel de veículos.
O grátis muda
comportamentos. Trufas Lindt a 15 cents e Hershey a 1 cent. 74% escolhem Lindt.
Em outra situação, em que Hershey era de graça e Lindt custava 14 cents, 69%
foram para a Hershey. A Amazon explora isso muito bem.
Case Ikea
Preço,
seleção, qualidade, serviço, ambiente físico, design são os itens avaliados no
case Ikea.
Lojas de
baixo custo eram depressivas, com baixa seleção, baixa qualidade dos produtos,
sem serviços e design pouco atrativo.
Lojas
sofisticadas tinham preço alto, seleção ampla e profunda (vários estilos e
variedades), alta qualidade (móveis feitos para durar), tem serviços
(consultorias, entrega, montagem), ótima ambientação nas lojas e móveis muito
bem projetados e com customizações.
Ikea tinha
preço baixo, seleção média junto com outros produtos, qualidade média já tendo
sido ruim, sem serviços, com tudo self service, ambientação maravilhosa e
design diferenciado, com estilo. Leva os móveis na hora que compra, quando em
outros pode demorar meses para entregar.
Qual o
aspecto central da proposta de valor? Preço. Eles deixam isso muito claro.
Querem oferecer produtos a preços tão baixo que o máximo de pessoas pode pagar
e ainda sobra dinheiro para comprar outras coisas. Os preços são 30% a 50%
abaixo da concorrência.
Muitas
competências e habilidades desenvolvidas internamente. Destaque para o design e
logística (embalagens planas, não querem transportar ar, e estética que dá um charme próprio).
Constantemente eles redesenham, fazem ficar mais plano, com peças menores.
As compras
são cada vez mais em escala mundial. Peças de um mesmo item podem vir de
países/fornecedores diferentes.
Hoje eles
até enviam e montam, mas cobrando taxas. Mas mantém a premissa de "vc faz
o seu trabalho e economizamos dinheiro pra vc". Walmart também vende em
escala mundial e tem embalagens planas, mas não recria a ambientação das lojas
e não tem o design, os produtos são e também parecem baratos.
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