quarta-feira, 25 de julho de 2012

Risk Management for The Global Leader



Risco - É a dificuldade de fazer previsões. Particularmente nos mundos dos negócios, de acordo com Frank Knight, é mais do que as incertezas. Envolve perdas de lucros.

Fisher- probabilidade sempre é uma estimativa.

Tipos de risco:

- Regulatórios

- Reputacional

- Operacional

- Creditício

- Mercadológico

Risco de liquidez - Não consegue vender o ativo de que dispõe. Ou o preço está alto demais ou não há mercado. Em qualquer caso a saída é reduzir  o preço. Aí muitas empresas vendem um pedaço de si. O ideal é buscar um bom investidor.

Risco operacional - Medir como os fornecedores falham. A Apple faz parte dos conselhos dos fornecedores principais. Está embutido em todos os negócios. É inevitável. Temos que medir como ele pode impactar no lucro e também buscar antecipar a eles. Pode-se perder mais dinheiro do que se gasta, em fatia de mercado. Pode-se perder a empresa inteira.



Vídeo desculpas BP. Risco operacional se transformou num risco regulatório. O sotaque britânico soa pomposo, não cai bem para os americanos. Ele cai. O novo CEO é diferente em muitas formas.

BP não tinha se preparado para o risco, como seus competidores. Adiam gastos de proteção, em prol de mais dividendos para os acionistas.

O caso BP muda o setor, que passa a ser percebido desfavoravelmente. Seria o caso até de se juntarem para reverter o problema da BP. Pode ser formado um consórcio para minimizar os riscos.

Chase - cultura de negócios com regras e medição de riscos para o negócio. Todos os líderes tinham reuniões mensais onde relatavam riscos e números para todos os outros líderes. Quando a inadimplência das hipotecas passa de 3% eles investigam e não acham razões claras. Supuseram que o mercado estava mudando e decidiram sair do mercado imobiliário dos EUA.

4 passos - identificar pela métrica os indicadores de surpresa, variação e volatilidade, em função do lucro. Analisar, agir e adaptar.

O Chase (JP Morgan) conseguiu muitas reservas, a bolha estourou e eles foram muito pouco afetados. Perderam um bi, contra 34 do concorrente Citi. AIG perdeu 33 e Merrill Lynch 26. Pelo contrário, saíram as compras e adquiriram o Washington Mutual e Bear Sterns. O JP foi o único que sobrou com caixa e, conseqüentemente, nível de poder e barganha, durante a crise do subprime.

Cidade de Chicago

Em 1871 a cidade quase acabou devido ao enorme incêndio. E, na reconstrução, inovaram, para passar a mensagem de segurança, usando aços e ladrilhos. Foi criado um novo código de construção para a cidade.



Criação do CRO. Risk office. Comuns em bancos e empresas de seguros, também em empresas de energia e petróleo.Deve trabalhar em sintonia com todos os outros "C" (CEO, CIO, CFO, COO, CMO, CTO e Conselho)

O principal risco identificado junto a CRO é a reputação, seguido por operacionais (pesquisa Economist). Fora dessas áreas, o grande risco é o operacional.

Alguns riscos podem gerar aprendizados, onde posso empregar pessoas. (caso Nokia e JP).

Como as decisões sobre os riscos, nos envolvem? Prepare sua organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário