Professor Stephen Burnett
Aquilo que é
estratégico depende de quem somos e de que cadeira estamos sentados. As
decisões são algo diferentes.
Por exemplo,
a GE tem 500 negócios diferentes. Imagine-se no lugar do Jeffrey Immelt. Outras
naturezas de decisão são dos diretores gerais de divisão, onde não há uma
carteira de negócios. Um é estratégico outro é tático. Ser estratégico ou
tático depende de quem você é e de qual cadeira você ocupa.
A única
coisa que não tem estratégia é a natureza, porque ela não é propositiva, não
busca metas.
O que é
estratégia? Conjunto de decisões, que orientam nossas táticas cotidianas, de
forma que, no tempo, a organização consegue atingir suas metas e visão de longo
prazo. E esse longo prazo depende das molduras temporais da companhia.
Universidades são de um jeito, indústria de brinquedos são de outro.
Qual era o
mercado original do Walmart? Pequenas cidades do interior americano. Era um
mercado em declínio, pelo êxodo, com pessoas com menos dinheiro. Tem baixa
densidade e alta fragmentação. A partir disso Sam Walton criou a maior empresa
do mundo. Esse mercado era atendido pelo catálogo da Sears (não podia sentir o
produto, demorava a chegar, apesar dos preços razoáveis) e a as lojas de
esquina (caras e de menor mix, mas com ótimo atendimento). Apesar de ser pouco
atrativo, era subservido. Para vencer, então, tinha que ter preço melhor, bom
atendimento e estar presente fisicamente. Que tipo de fatia de mercado ele
teria nessa situação? 90%, uma posição de dominação. O que é melhor? 5% de um
mercado atrativo ou 90% desse mercado? Sam Walton tornou esse mercado atrativo,
fazendo um Walmart de cada vez.
Fez isso com
uma plataforma de relacionamento fantástica com fornecedores, criou um sistema
de logísticas espetacular. Vai pras cidades, cria atacadistas, passa a vender
comida. Numa última decisão, vai criar lojas médias, seguras, iluminadas em
áreas violentas das grandes cidades, não atendidas por ninguém.
Estratégia
- Fazer bem
- conduzir coisas importantes para o sucesso dos clientes(exemplo FBI)
- Ser bom no
que faz
- Ser
reconhecido
Você conseguiria contar sua
estratégia em 5 minutos? É necessário.
As empresas
tem que ter políticas bem explícitas sobre qualquer negócio que queira fazer e
não fazer aquilo que esteja fora da estratégia. Isso pode trazer prejuízos para
a marca. Nada que possa prejudicar a marca deve ser feito, por dinheiro algum.
Como saber
se uma estratégia é bem sucedida? Se ela gerou valor para o acionista.
Estratégia
tem a ver com tomada de decisões. Há 3 tipos de decisão:
- Onde
jogar. Decisão mais estratégica. Que tipo de cliente queremos.
- Como
executaremos
- Como
venceremos. Qual nossa proposta de valor.
Um grande
estudo que mapeia o que alavanca a lucratividade:
- 18% o
setor em que está (alguns setores são mais lucrativos do que outros, como farmacêuticos.
O pior é o da indústria de aviação. Eles nunca conseguiram lucros na história).
Não dá pra ser intensivo em capital e em gente.
-30% o
segmento que atende.
- 46%
transitório - quer dizer razões desconhecidas para essa fonte de lucratividade.
Case Dell -
Na década de 90 o mercado estava amadurecendo e ficando menos atraente, por
conta da pressão dos varejistas. Nesse momento a Dell se tornou extremamente
bem sucedida. Eles passam a oferecer algo valioso, que é a execução da proposta
de valor.
Em 97
estavam nos EUA, Europa e Japão, buscando um consumidor experiente e também o
consumidor corporativo. Eram montadores de computadores, sem estoque. Só com
compras on line. Por isso não tinham grandes margens para o varejo. O
computador experiente gosta de montar seu computador, conversando com alguém
que fala sua língua, 24 h. E também não ficava mais caro do que na loja.
Com isso a
empresa vai bem num mercado que está ficando menos atraente.
Quando
Michael Dell saiu, tornaram-se one stop shop de eletrônicos, com impressoras,
servidores, monitores. Quantos competidores estão nessa posição? Todo mundo. O
que fez a Dell diferente não a máquina em si, que era um PC básico, e sim um
serviço 24h, que foi terceirizado off shore e estragou tudo.
Passaram a
vender no varejo, com pouca inovação e P&D.
Onde o jogo
pode ser jogado. Casos de construções em mercados pouco atraentes, mas mal
servidos. Walmart e Federal Express.
Disposição
de pagar de acordo com o valor entregue. Aí vem o preço. Fica entre o custo e a
vontade de pagar.
Há um estudo
que demonstra que a maneira de ganhar e executar impacta 4X mais do que onde
você joga. "The Great Repeatable Business Model" Zook & Allen,
HBR, 11/2011.
Exemplo de
reinvenção, após perda da capacidade empreender, perda de escala. McDonalds
perdeu a receita do molho, literalmente. Fizeram várias aquisições de
pizzarias, locadores, restaurantes temáticos. Perderam o foco. McDonald´s circa
2002.
De 2002 a
2010 a receita da rede aumentou 56%. LAIR aumentou 320%. Retorno de vendas foi
de 11% para 29%. O que foi feito para conseguir essa reviravolta? Voltaram aos
fundamentos, vendendo negócios diversos. Construíram mais valor em cima de
vantagens fundamentais.
Criaram um modelo de negócios passível de ser repetido
em mercados diferentes e com produtos diferentes.
Categorias
de diferenciação:
- Sistemas
gerenciais
- Capacidade
operacional
- Ativos de
propriedade - escala, ativos tangíveis, tecnologia, marca
Diferenciadores
chave:
- Realmente
distintivo;
-
Mensurável;
- Claro para
todos na empresa;
- Princípios
não negociáveis;
- Sistemas
de aprendizado robustos
Conclusão
Uma grande
estratégia sempre busca levar a uma diferenciação. Diferenciação,
diferenciação, diferenciação. Estratégia não é o que vc diz e sim o que vc faz.
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