Professor Lakshman Krishnamurthi
Como uma
organização consegue aumentar o preço de seus produtos/serviços?
- Monopólio
- Inflação
- Diferenciação/inovação (única coisa que se pode controlar. Valor agregado, reputação)
- Demanda
- Custos
O que está sendo vendido? É só mais um produto básico? Mesmo que seja uma comodity,
dá pra avaliar e aprimorar outros aspectos, como entrega, consultoria,
assistência técnica.
A negociação
focada só preço é como se fosse a gravidade, "cai".
Formas de
gastar a margem bruta - P&D, melhoria de processos, por exemplo. Gerar mais
diferenciação, eleva custo, mas gera mais valor e pode aumentar o preço,
aumentando a margem bruta. Se reduz o preço, a margem bruta cai, pode haver
investimentos menores e cria-se um ciclo vicioso.
Com isso,
preço não é só um número. Tem que ser pensado estrategicamente. Pessoas
diferentes, avaliam de forma diferente coisas iguais.
Kevlar
(Dupont) - -fibra descoberta em 1956. Sua grande propriedade é a resistência,
mais forte do que o aço, com um baixo peso. Sua utilização se dá em produtos de
segurança, revestimento em fios de eletricidade, cascos de barcos, embalagens,
pneus de carro de corrida e muito mais. Qual é o valor do kevlar para a
indústria de segurança? Alto, pois não tem alternativa. Para a indústria de
barcos seria um valor menor, pelas outras possibilidades. E para o setor de
embalagens será muito menor, pelas várias opções. Com isso é possível
diferenciar o preço do mesmo produto, para clientes diferentes.
O que isso
significa? É necessário criar certas mudanças no produto para não gerar
excessos de valor.
Outro
exemplo é o software Photoshop. A diferenciação do software para designers
gráficos e usuários caseiros. A cada funcionalidade a mais paga-se um pouco
mais.
Cobrar um
preço único nunca é ótimo, porque tem gente que pode pagar mais e gente que só
pode pagar menos.
Pricing
decision (Precificação) - custo, competição, clientes, canais, regulação legal.
A realidade
é que o custo fixo nunca é fixo.
Custos
variáveis baixos - softwares, medicamentos, serviços de armazenagem, aviação.
Em muitos serviços assim, a margem tende a ser muito alta. Ao se reduzir o
preço, a margem não se reduz tanto, precisando de um aumento de vendas menor
para se recompor.
Na parte de
custos variáveis mais altos, temos indústria de automóveis, varejistas,
indústria de commodities. Não há uma grande margem. Qualquer redução de custos,
leva a uma necessidade bem maior de vendas adicionais para recomposição.
Mas que tipo
de cliente se perde se aumentar o preço? Aqueles que só ser importam com preço.
Vale a pena tê-los? O que eles representam?
As vezes
pode-se buscar nichos de clientes diferentes dentro da mesma loja, a partir de
produtos específicos (linha finest da Tesco).
50% das
vezes, o preço mais baixo ganha. Em outras situações, entra conforto, histórico.
Ao colocar na disputa, dá pra forçar um pouco a redução de preço do preferido,
mesmo que preço não seja a única premissa. O comprador quer comoditizar a
situação, o tanto quanto possível. Um posicionamento polêmico do professor foi
no sentido de afirmar que o fornecedor estratégico pode se negar a participar
da cotação ou condicionar sua participação a vantagens futuras.
Uma forma de
satisfazer o cliente que quer baixar seu preço é perguntar para ele o que ele
não quer. Ele abre mão de alguma coisa para ter o preço baixado.
O que motiva
mais? Como vender mais? Como aumentar preços? Como reduzir custos? Se cada
situação dessas fosse ampliada em 1%, quais seriam os resultados?
O setor de vendas
recebe incentivos em função de volume vendido. Já o de Operações, em função de
custos.
Aumento de
preço em 1% aumenta o lucro operacional em 10%. No volume, o mesmo percentual,
aumenta 3% no lucro operacional. A redução de custos em 1% aumenta em 7% o lucro operacional. Nada ganha
de um aumento de preços. É matemático.
O que é
valor? É o que achamos que o produto ou o serviço valem. Preço é o que pagamos.
Em tese não devemos pagar mais do que vale. Uma empresa que cobra o dobro de
outra, e mesmo assim nos faz comprar, deve ter gasto bastante na construção da
marca.
Valor é
relativo. Depende do preço dos substitutos. E reduzir o preço não é obrigação
caso consiga reduzir os custos. Depende do mercado. As margens devem ser
mantidas da melhor maneira possível.
Case óleo
sintético (30 mil) X mineral(10mil). Um caminhão viaja 120 mil milhas por ano.
Ver slide. Paga-se 1,50 por litro de óleo mineral. O sintético economizaria em
manutenção U$ 200 por ano.
Se cobrar o
máximo, o cliente fica indiferente entre os óleos. Tem que haver uma redução,
para gerar vantagem.
Outras
vantagens da troca - Longevidade do caminhão, custos ambientais.
Uma
desvantagem é a menor venda do óleo descartado.
Quantificando
valor
Identifique possibilidades de economizar. Quem usa, em que condições.
Some e quantifique. Determine o preço a cobrar. Comunicar o valor. É mais fácil
fazer o cliente pensar numa referência maior de preço do que menor. Preços
muito baixos dificultam muito possíveis aumentos de preço consideráveis construídos
por valor.
Identifique
fontes de possíveis economias - Custos diretos, custos de trabalho (automação,
outsourcing), conveniência, durabilidade e confiabilidade, performance
superior, redução de risco(percepção, valor psicológico).
Como o
produto é utilizado pelo cliente - ajuda a calcular o benefício do
produto/serviço para o cliente. Medir o
valor econômico - retorno econômico do produto para o cliente.. Compute todas
as economias e racionalizações proporcionada para o cliente.
Decidir como
compartilhar as economias - Buscar as fontes óbvias de valor e depois buscar as
mais complexas.
Comunique o
valor.
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